A TEMPERATURA GLOBAL DA TERRA ESTÁ A AUMENTAR — 2014 foi o ano mais quente desde que há registos climatológicos.

17-02-2015 15:04

Segundo a NASA1 2014 foi, a nível mundial, o ano mais quente desde que há registos  (1880), sendo que, os anos com temperaturas mais elevadas ocorreram nos últimos 10 anos, como se pode ver pela figura 1.

Está a verificar-se um aumento sistemático da temperatura da Terra, embora este aumento não se manifeste em todo o Globo. Este fenómeno manifesta-se sobretudo no Hemisfério Norte. Enquanto o Ártico está a ver regredir os seus glaciares, fruto do degelo, a Antártida está a ver aumentar as suas massas glaciares.

O que está, então, a causar este aquecimento global, sobretudo no Hemisfério Norte?

A resposta está num modelo económico, que caracteriza os chamados “Países Desenvolvidos”, cuja modo de funcionamento assenta  nos combustíveis fósseis.

A libertação de gases com efeito de estufa2 para a atmosfera está a alterar o sistema climático, na medida em que estes impedem que as trocas de calor entre a Terra e a atmosfera se façam normalmente. Com o aumento da libertação de gases com efeito de estufa, a atmosfera torna-se cada vez mais “opaca” à saída da radiação infravermelha, fazendo com que a temperatura da Terra aumente de forma sistemática (Figura 2).

 

Analisando o vídeo da NASA (NASA | 2014 Warmest Year On Record) constata-se que entre 1960 e 2012 as variações térmicas à escala global foram-se modificando, mostrando uma tendência clara de aumento da temperatura, sobretudo no Hemisfério Norte como se pode observar pelos momentos inicial (1957-1961) e final  (2009-2013) da distribuição da temperatura (Figuras 3A e 3B).

As alterações verificada corresponde a um aumento de 0,6°C acima da média registada ao longo do século XX e a um aumento de 0,8°C desde 1880. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(1) National Aeronautics and Space Administration

(2) O Efeito de Estufa é um processo que ocorre na atmosfera e que permite à Terra manter a sua temperatura constante (15°C) e em equilíbrio térmico. Sem este processo, a Terra apresentaria grandes contrastes térmicos, quer entre o dia e a noite, quer ao longo do ano.

 

Trabalho elaborado pelos alunos: João Silva, Maria João, Maria Beatriz, Catarina Leite e Maryana Gomes.

Contactos